Desde que a Stellantis foi formada, em janeiro de 2021, muitos de seus modelos começaram a compartilhar algo além das peças: as estratégias foram alinhadas aos objetivos da gigante do setor automotivo, e diversos pontos em comum se formaram para ampliar o alcance de mercado. Um dos melhores e mais recentes exemplos é o novo modelo da Jeep, por enquanto sem nome, cujo motor será 100% elétrico, e terá a mesma composição do Peugeot 208e.
Isso significa que, na prática, Jeep, Peugeot e outras doze marcas têm o mesmo DNA, e os próximos lançamentos serão pautados nesse caminho, o qual deverá ganhar contornos melhores no Salão do Automóvel de Paris, em outubro. Aliás, vale dizer que o “novo mini Renegade” será voltado ao mercado europeu, e que será como um pequeno SUV para quem gosta de altura e um pouco de esportividade nas curvas de asfaltos perfeitos de países como França, Itália e Portugal.
Força do SUV vem de um pequeno francês
Apesar de compartilharem o mesmo motor, o novo modelo da Jeep e o Peugeot 208e não terão semelhanças físicas, pois se enquadram em diferentes segmentos e, ao que tudo indica, a Stellantis quer manter a personalidade das marcas de forma separada, mesmo que o DNA seja o mesmo. Porém, enquanto os detalhes técnicos do pequeno jipe não são divulgados, vale ressaltar que o compacto francês traz propulsor de 136 cv em decorrência de um conjunto de baterias de 50kWh, com 340 km de autonomia.
A boa notícia é que a Jeep está se adequando aos novos padrões de carros, os quais condizem diretamente com as exigências que países da Europa já estão aplicando. A partir disso, a marca promete entregar parcerias válidas, sem jamais perder a qualidade técnica pela qual é reconhecida. Resta, então, acreditar que isso de fato acontecerá e que um Jeep continue sendo um Jeep.