Uma startup chinesa decidiu dar um passo importante: construir seu próprio compacto elétrico, e alcançar mais pessoas com a motorização sustentável, pois, em decorrência dos últimos acordos climáticos, e em consonância com as pesquisas sobre o assunto, a mudança de comportamento do consumidor precisa acontecer de forma mais rápida. Foi assim que surgiu o projeto Uni Mini EV, da Jemell New Energy.
O modelo foi projetado como carro de três portas, mas para quatro pessoas, e seu espaço interno é justo para servir apenas a seu propósito. Porém, é mais do que o suficiente para quem precisa se locomover de um canto a outro da cidade, sem precisar se preocupar com o meio ambiente, afinal, trata-se de um carro elétrico.
Modelo chega para aumentar ainda mais as vendas no segmento
O resultado é curioso: ele mede 2,93 m de comprimento, 1,51 m de largura, 1,62 m de altura e 1,94 de entre-eixos, o que o deixa na média com a concorrência, sem parecer pequeno demais, mas tampouco sem prometer o que não pode entregar.
Nas ruas, o Uni Mini EV não surpreende: são 27 cv de potência, e velocidade máxima de 100 km/h. Porém, como sua autonomia varia de acordo com as duas opções de baterias disponíveis, de 11 e de 16 kWh, ela fica entre 140 e 201 km.
Ao apostar no Uni Mini EV, existe uma série de reações esperadas pelo mercado: o estranhamento de um modelo tão barato, as linhas sempre polêmicas dos chineses, e o fato de uma marca estar buscando soluções para oferecer ao público um carro elétrico popular, bem montado, e que esteja dentro do que o consumidor procura, e do que o meio ambiente precisa. Nesse ponto de equilíbrio, não basta encontrar a melhor propaganda: é preciso saber como resolver problemas que mudam o tempo inteiro.