Acostumada às inovações tecnológicas de veículos automotores, a Volkswagen dá um passo enorme rumo à mobilidade elétrica de seus modelos. Dona de marcas poderosas como Audi, Porsche, Skoda e SEAT, agora é a vez de investir em uma fábrica completamente preparada para veículos elétricos, em Wolfsburg, na Alemanha.
Havia anos a marca global procurava por uma forma de expandir a sua produção de VEs, mas o estudo estava dividido entre produzir uma fábrica do zero ou adaptar a já existente na mesma cidade, inaugurada em 1938, e detentora de 800.000 novos carros saídos de lá todos os anos. A escolha foi para a primeira opção.
Ao construir a nova fábrica, e investir cerca de US$ 2,2 bilhões, a Volkswagen se compromete a fazer sua parte na mudança do olhar para veículos elétricos, sobretudo no mercado europeu, onde diversas marcas já apostam no segmento, como é o caso da giga-fábrica da Tesla, em Berlim. Na nova unidade, a marca do “carro do povo” planeja entregar 250.000 VEs por ano.
O olhar, aliás, surge em momento crucial para o mundo, no qual diversas multinacionais estão investindo em soluções mais amigáveis ao meio ambiente. No caso das montadoras de veículos, a velocidade precisa ser alta, pois os veículos automotores movidos a combustíveis fósseis definitivamente precisam ter seus dias contados.
Como a Volkswagen está inovando através de uma plataforma audaciosa
Não é só para a fábrica nova que a Volkswagen reserva suas novidades. Aliás, a nova empreitada em Wolfsburg será o pontapé inicial para uma demanda que está potencialmente otimista para os próximos cinco anos, na Europa. Por isso, a partir de agora a empresa dará continuidade ao tão aguardado projeto Trinity.
É a partir dessa nova etapa que um sedã elétrico será produzido, com lançamento previsto para 2026, quando a fábrica já deverá estar pronta. Com porte equivalente ao do atual Passat, o Trinity terá condução autônoma nível 4, o que significa que o motorista poderá tirar um cochilo enquanto o carro estiver em determinadas condições de estrada.
Com autonomia de 700 km, o sedã ocupará uma faixa de preço justa diante de seus concorrentes, custando em torno de US$ 38.000 (ou R$ 192.000). Porém, o que mais impressiona nisso tudo é o que a Volkswagen fará com o projeto: a fábrica o produzirá dentro da “super plataforma” elétrica SSP, e cada carro poderá ser feito em apenas 10 horas.
Agora resta saber como tudo será feito na prática e, principalmente, como as concorrentes avaliarão esse audacioso passo da marca alemã.