A cada dia surgem novas tecnologias, as quais conversam diretamente com o avanço dos carros elétricos. Em muitos casos, porém, acontece a evolução de uma tecnologia já existente, como é o caso do que recentemente aconteceu com um grupo de pesquisadores chineses: eles reimaginaram a bateria de íons de lítio.
Agora, ao invés de trazer o mesmo rendimento, houve uma nova distribuição, de maneira uniforme e, portanto, responsável pelo carregamento mais rápido. Como esta tem sido uma das grandes reclamações por parte de quem tem carros elétricos, talvez a pesquisa realizada na prática traga bons frutos, pois as baterias chegaram à carga de 60% de sua capacidade em apenas 6 minutos.
Como as baterias convencionais usam agentes ligantes para fazer com que o eletrodo seja conduzido para dentro do dispositivo, o que acontece de forma aleatória e, portanto, nada otimizada, agora houve uma melhora significativa dessa função, pois as partículas foram organizadas em ordem de tamanho. Apesar de parecer lógica, a mudança não é tão simples assim.
A bateria trouxe otimizações notáveis para o setor
Com a pesquisa encabeçada pelo professor Yao Hongbin, a melhoria aconteceu em laboratórios da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, e traz novas perspectivas para o setor, pois, com 60% em menos de seis minutos, e 80% em pouco mais de 11 minutos, os resultados alcançados em laboratório podem otimizar o tempo de carga dos carros elétricos em pouco tempo, o que significa uma redução considerável nos custos relacionados a pontos de recarga.
Por outro lado, como o próprio pesquisador afirmou, os testes não estão em fases finais, e isso significa que é necessário repensar como esse aperfeiçoamento de tecnologia pode chegar ao mercado de consumo de fato, pois a reestruturação das baterias, por enquanto, gera valores consideravelmente altos e, tendo em vista o valor dos carros elétricos, pode não ser uma notícia tão boa assim.
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