Nissan Sakura, um carro elétrico popular

Se a equivalência entre a moeda brasileira e o dólar não tivesse a pesada carga de impostos em suas costas, a venda de veículos no Brasil talvez não passasse pelo atual momento anêmico. Felizmente, as montadoras estão conseguindo chamar a atenção, diante da alta de preços, por uma vertente que até pouco tempo atrás era improvável: a popularização de carros elétricos. A Nissan, aliás, está de olho na faixa de entrada.

Enquanto os veículos populares com motor a combustão foram decretados extintos, os elétricos estão surgindo e ganhando força. Com o Sakura, a Nissan acredita conseguir conquistar os moradores de grandes cidades, os quais precisam de economia e de pouco espaço ocupado. Com capacidade para 4 pessoas, o modelo promete entregar qualidade e requinte por cerca de R$ 67 mil – sem as taxas de impostos.

As vantagens por trás da proposta da marca

O compacto não esconde sua postura: 3,39m de comprimento, 1,47m de largura e 1,65m de altura – tudo para ser encaixado em qualquer vaga. Com apenas 1070 kg, o Sakura chega a 130 km/h, com bateria de íons de lítio com autonomia de 180 km. O motor conta com 47 kW, o equivalente a um carro popular brasileiro, com 63 cv.

Ou seja, a Nissan de fato preparou um veículo com os dois pés no consumo econômico japonês, mas com a essência universal de quem está se preparando para a ressignificação econômica do mundo inteiro. Por isso, talvez seja a hora de o consumidor brasileiro reavaliar sua forma de enxergar a posse de um carro.

Com a apresentação de seu próprio elétrico popular, a Nissan quer entrar na briga começando pela parcela de mercado mais acessível. Desta forma, a empresa japonesa faz questão de se posicionar de forma estrategicamente inteligente. O mercado (e o consumidor) agradece.