Nissan investe em carros elétricos

A gigante automotiva japonesa Nissan deverá investir 2 trilhões de ienes (em torno de US$ 17,6 bilhões) nos próximos cinco anos para acelerar a eletrificação de sua linha de veículos.

Recentemente a marca anunciou que pretende, ainda, lançar 23 novos modelos eletrificados até 2030, sendo 15 desses totalmente elétricos e o restante híbrido.

Continue a leitura para saber mais sobre os objetivos da Nissan para fortalecer sua empresa no mercado e ajudar a tornar os veículos elétricos ainda mais populares.

Mais competitividade e sustentabilidade nos planos da Nissan

A Nissan tem buscado utilizar o know-how que acumulou como uma das primeiras empresas no mercado de veículos elétricos como base para o seu crescimento neste setor.

A montadora com sede em Yokohama, no Japão, foi uma das pioneiras nesse segmento, tendo lançado, em 2010, o primeiro veículo elétrico que foi produzido em massa — o Leaf.

Este modelo ainda é um dos mais vendidos do mundo nessa categoria, embora nos últimos anos suas vendas anuais tenham sido superadas pelas da Tesla.

Para manter sua competitividade e se destacar nesse mercado, contribuindo, ainda, para as metas de sustentabilidade, a Nissan vai investir o dobro do que gastou na década anterior no mercado de veículos elétricos, de modo a buscar o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2050.

Para isso, a marca japonesa anunciou que, até 2030, metade de todos os modelos que fabrica serão movidos por alguma forma de eletrificação.

Carros elétricos com bateria sólida

Outro plano da Nissan é investir, até 2028, em baterias totalmente sólidas. Uma instalação piloto na cidade de Yokohama será preparada em 2024 com essa finalidade. 

A proposta por trás dessa iniciativa é a de fornecer capacidade de dobrar a densidade de energia em relação às baterias de íon de lítio atuais. Ainda, com baterias menores e mais finas, a marca espera expandir para outros segmentos.

A Nissan acredita também que isso irá ajudar a tornar os custos dos carros elétricos mais atrativos, aproximando-se mais da média para se comprar um veículo a combustão. 

Para saber mais sobre o mercado de veículos elétricos, continue acompanhando nosso blog.