Mobilidade elétrica em Fernando de Noronha

Não é segredo que Fernando de Noronha é um paraíso na terra, mas a verdade é que isso só é possível porque existem diversas regras severas para manter a natureza intacta por lá. E o acesso turístico. A partir de agora, o arquipélago recebe um estímulo ainda mais para o processo de descarbonização pelo qual já está passando, pois a Neoenergia lançou o Trilha Verde, projeto de ampliação de mobilidade elétrica por lá.

A intenção é clara: trazer ainda mais força aos projetos de sustentabilidade, trazendo 18 veículos elétricos, construção de duas usinas solares e uma série de pequenas iniciativas que visam melhorar essa etapa tão importante para o meio ambiente. Isso tudo complementará as demais ações já tomadas em Fernando de Noronha, mas o projeto, que contou com integração do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento.

A região turística já está pensando no futuro

O Projeto Trilha Verde contou com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em sua inauguração, e trouxe diversos questionamentos ao atual momento político e ambiental pelo qual o Brasil está passando. Até o final de 2023, todas as informações coletadas pelos veículos elétricos disponibilizados neste momento serão analisadas, e passarão por um processo anual de aferição.

O objetivo é evidente: providenciar cada vez mais estrutura para que Fernando de Noronha se torna ainda mais sustentável, e apresentar o caminho através da mobilidade elétrica se mostrou bastante assertivo até o momento.

Contudo, o que mais tem chamado a atenção de quem está investindo pesado na mobilidade elétrica em Fernando de Noronha é o símbolo por trás disso: a região inteira é símbolo de turismo sustentável há anos, então, nada mais lógico do que aplicar as vertentes tecnológicas atuais ao que o arquipélago tem a oferecer. Sem jamais ultrapassar o limite entre o turismo sustentável e a exploração turística.