Marcopolo e a mobilidade sustentável

O 11º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos trouxe uma excelente novidade ao brasileiro: a Marcopolo anunciou que, até o final de 2022, 30 unidades de seus ônibus 100% elétricos estarão circulando pelo país. O modelo, chamado de Attivi, conta com tecnologias brasileira e de outros países, e trará um chassi desenvolvido especialmente para o veículo, e um sistema completo que respeitará toda a eletrificação do ônibus e de sua recarga.

Ao valorizar a engenharia brasileira, com a digitalização de diferentes processos com os profissionais especialistas do país, há diversas nuances colocadas em prática, como a metodologia ágil, simulação virtual e a robustez e qualidade trazidos à tona. O resultado é um ônibus de aspecto moderno, que já vem sendo testado há semanas em Santo André – SP, sem passageiros e através de trajetos curtos.

Fabricante quer mudar a cara dos ônibus

A partir de agora, a Marcopolo entra para o jogo dos veículos elétricos, e apresentar uma frota para modernizar as antigas linhas brasileiras é uma jogada e tanto. Durante o simpósio, a montadora foi alvo de diversos elogios, o que fez com que o projeto fosse acelerado, e tudo o que é necessário para o seu entorno, como bases de recarga e um plano de atendimento do pós-venda, com peças de reposição também disponibilizadas, ser colocado em prática também. Em pouco tempo, é capaz de haver ônibus circulando em silêncio na Grande São Paulo.

Portanto, quando uma marca como a Marcopolo se transforma em referência em estudos de sustentabilidade e mobilidade urbana, é porque a iniciativa está ganhando espaço. O mercado está pronto para absorver os veículos elétricos, e o transporte público precisa dar exemplo ao adotar soluções sustentáveis e que se transformam em referências para as demais empresas. Ônibus elétricos de autonomia longa é o atual sonho de consumo.