Atualmente, nenhum outro país do mundo tem mais veículos elétricos per capita do que a Noruega: 54% de todos os carros novos vendidos no país em 2020 foram modelos elétricos.
O dado foi divulgado pelo Conselho de Informação de Trânsito Rodoviário da Noruega, que indicou, ainda, que houve um crescimento de quase 12% em relação ao ano anterior.
Na verdade, a pandemia acabou atrasando o lançamento de diversos novos modelos. Sem esse fator, acredita-se que os números seriam ainda maiores. Para 2021, a projeção é de que os veículos elétricos representem 65% dos carros novos na Noruega. Continue a leitura para saber mais.
Subsídios para incentivar a mobilidade elétrica
Ao contrário dos carros a diesel ou gasolina, que são altamente tributados, os “veículos verdes” estão isentos de quase todos os impostos na Noruega, o que os torna competitivos e muito atrativos para a compra.
Assim, uma combinação de regras de tributação e incentivos estão entre as principais razões para o grande crescimento dos veículos elétricos neste país escandinavo.
O compromisso da Noruega com o transporte sustentável
A Noruega estabeleceu a meta de eliminar os veículos com motor a combustão até 2025. Assim, fatores como a isenção de impostos e a oferta de subsídios governamentais são iniciativas que ajudam o país a cumprir esse objetivo.
O governo local também oferece outros benefícios para impulsionar a mobilidade elétrica: estacionamento gratuito em algumas vagas pública, isenção de pedágio, acesso gratuito a balsas que conectam as estradas nacionais e o uso de faixas de ônibus.
Tudo isso está fazendo também com que o mercado automotivo da Noruega se transforme em um laboratório para montadoras que buscam um caminho para um futuro sem motores a combustão interna, levando novas marcas e modelos elétricos ao topo das listas dos mais vendidos nos últimos anos.
Para saber mais sobre o crescimento de mercado dos veículos elétricos, continue acompanhando nosso blog!