De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a Volvo se comprova como a campeã brasileira na venda de carros elétricos, ocupando lugares preciosos na lista dos mais vendidos do país, em primeiro e terceiro lugares, comprovando que sua estratégia tem dado certo: como marca premium, ocupar uma lista tão concorrida é uma tarefa árdua, e a Volvo conseguiu com tranquilidade.
Isso acontece porque a marca sueca está renovando completamente sua frota, transformando todos os modelos em lançamentos elétricos, e eliminando de vez a emissão de carbono de seus carros. No Brasil, o XC40 é o campeão do segmento de elétricos, e o C40 fica em terceiro (por pouco). Isso movimenta a frota e tem feito com que o consumidor queira novidades atraentes – e as novas versões dos carros da marca são muito mais joviais e ousadas do que os carros quadrados dos anos 1980 e 1990.
Marca sueca fez sucesso em 2021 e 2022 no Brasil
Ao trazer o ranking dos 10 carros elétricos mais vendidos do primeiro semestre de 2022, é possível observar que a mistura de marcas e tendências é grande, e que as ofertas se complementam: há compactos, SUVs, esportivos e, com muitas aspas, um popular. Nesse emaranhado entre JAC, Mini, Porsche, Fiat, Renault e Citroën, a Volvo conta com duas vitórias: o XC40 comercializou 629 unidades, e o Volvo C40, 370.
A Volvo é capaz de fazer a cabeça de seus clientes virarem, e agora o desafio se multiplica, pois a responsabilidade de se manter na liderança traz ainda mais expectativas sobre seus produtos. Felizmente, a marca sueca está mais do que acostumada a superar o que se espera dela, e seus elétricos são os mais vendidos por diversas razões. A torcida fica para os próximos veículos a serem lançados.