O setor automobilístico está vivendo uma dicotomia curiosa: de um lado, os carros movidos a combustíveis fósseis e motores a combustão estão sofrendo com a falta de vendas (e de peças), mas, por outro lado o segmento de elétricos e híbridos está crescendo vertiginosamente, inclusive no Brasil.
Por isso, o setor está bem aquecido, e os lançamentos prometidos para 2023 estão ainda mais interessantes. Veja quais são os mais aguardados pelo setor.
BYD Song Plus
Trata-se de um SUV médio, do tipo híbrido plug-in, que traz um motor 1.5 turbo a gasolina, e outro elétrico. Quando ambos são combinados, o Song Plus chega a 300 cv de potência, com 55 kgfm de torque. Sua autonomia, quando está no modo 100% elétrico, é de 81 km.
Volkswagen ID.3 e ID.4
Ambos fazem parte do novo conceito da Volkswagen de mudança, cujos princípios de marca dos carros do povo foram mantidos, mas agora com os olhos voltados ao futuro. Um é compacto, o outro é SUV, e ambos têm autonomia de 330 km e 550 km respectivamente.
Peugeot e-2008
Aqui está mais uma aposta da marca francesa para o mercado de elétricos, desta vez apostando no pequeno crossover e-2008, versão elétrica do carro de quase mesmo nome. O modelo conta com 50 kWh em sua bateria, e potência de 136 cv, o que gera aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos, e autonomia de 340 km.
O mercado está mais aquecido do que o convencional
Ou seja, com tudo o que a eletromobilidade já está proporcionando ao consumidor, agora é a hora de apostar em veículos cuja concorrência seja cada vez mais forte, e é isso o que as marcas estão fazendo. A partir desta premissa, 2023 promete ser um grande ano para o setor de veículos elétricos e eletrificados no Brasil.