O Kia Sportage está recebendo cara nova para comemorar seus 30 anos de idade, e o SUV mais amado da Kia, e um dos mais vendidos do mundo, tem razões de sobra para celebrar: sua quinta geração chega com motor híbrido, com sistema denominado como MHEV, ou Mild Hybrid Electric Vehicle. Quando foi lançado, era apelidado de “jipinho”, pois era isso o que parecia mesmo: um compacto com tração 4×4, o que agora se traduz como o tecnológico modelo que chega às vitrines da marca coreana.
O sistema MHEV faz com que o veículo trafegue normalmente, utilizando seu motor a combustão, e adicionando potência adicional através do motor elétrico, quando houver necessidade. Assim, os 48 volts acumulados fazem as vezes de alternador e de motor de partida, mas, na prática funcionam como um booster.
SUV popular deve ganhar novos fãs a partir de agora
O motor a combustão é um 1.6 de quatro cilindros. Quando o MHEV é acionado, a potência salta para 180 cv, e as 16 válvulas são acionadas por comando variável, enquanto o câmbio de 7 marchas trabalha para manter a direção sempre fluida e agradável, sem jamais deixar o carro perder a potência. Com isso, o novo Sportage é muito mais divertido do que parece, e toda a tecnologia aplicada também em seu interior deixa isso muito claro.
O aniversário de um dos SUVs mais queridos é símbolo de que há muita vida em um modelo, desde que seja atualizado para o mundo no qual está inserido. Ou seja, a Kia compreendeu todas as necessidades e demandas do Sportage, e fez dele o melhor exemplo para que uma nova leva de consumidores surgisse, mesmo tanto tempo depois de seu lançamento. Na prática, isso abre os olhos da concorrência, e quem sai ganhando é o cliente.