Como são instaladas as estações de carregamento?

Em casa, no trabalho, no shopping — as estações de carregamento de veículos elétricos podem estar por toda a parte, facilitando ainda mais a adoção dessa alternativa mais sustentável para a mobilidade urbana.

Essas estações podem ser instaladas tanto em ambiente doméstico quanto comercial, funcionando como uma infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para a recarga desses veículos. 

Continue a leitura para saber mais sobre como funciona a instalação de estações de carregamento.

Onde é possível instalar uma estação de carregamento de veículos elétricos?

As estações podem ser individuais, instaladas em casa, ou coletivas, em espaços comerciais, condomínios, estacionamentos corporativos e estações públicas.

Cada vez mais, os novos projetos do mercado imobiliário trazem nativamente a disponibilização de uma estação de carregamento nos empreendimentos para os futuros moradores. 

Além disso, torna-se mais comum que shoppings e supermercados também instalem esses pontos como uma forma de atrair e fidelizar clientes que utilizam os veículos elétricos.

Como é instalada uma estação de carregamento residencial?

Para evitar riscos e procedimentos com erros, a recomendação é que todo o processo de instalação seja conduzido por uma empresa especializada. Muitas fornecedoras de energia já prestam esse tipo de serviço.

Assim, a empresa contratada optará pela solução mais adequada e segura para o local e para o cliente. Poderá ser necessário realizar algum trabalho envolvendo alvenaria e cablagem, além da substituição de medidores.

Alguns cuidados serão necessários como, por exemplo, incluir um disjuntor exclusivo no quadro de distribuição, como acontece com os chuveiros elétricos. Ainda, é importante fazer o aterramento. 

Será preciso, ainda, seguir normas reguladoras, como a ABNT / NBR IEC 61851 e as RNs 414 e 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Se a intenção é a instalação em um condomínio ou prédio, será necessário fazer contato com o síndico, pode haver alguma questão no regimento interno e/ou na convenção do condomínio que precise ser seguida.

Para saber mais sobre a mobilidade elétrica, continue acompanhando nosso blog.