A utilização do motor a combustão com o motor elétrico para a movimentação do carro é conhecido como motor híbrido. Com isso, o primeiro carro a apresentar essa tecnologia e ser vendido em larga escala foi o Toyta Prius, em 1997. Já o primeiro carro híbrido real foi o Elektromobil, em 1896. Tecnologia antiga, não é mesmo?
Sabendo disso atualmente existem 3 tipos de carro híbrido, o paralelo, série e misto. A bateria de cada um possui diferenças de tamanho e potência para o que cada um necessita. Saiba que quanto maior a bateria mais caro o carro será, já que atualmente 40% do preço do veículo é apenas para esse componente.
Híbridos-paralelo possuem os dois motores, combustão e elétrico, focado na tração para a movimentação das rodas, trabalhando ao mesmo tempo, por isso são chamados de paralelos. O motor elétrico é conectado ao eixo dianteiro e o motor a combustão fica responsável pelo eixo traseiro.
Alguns carros apresentam os dois motores em ambos os eixos, mas isso acaba encarecendo o veículo por conta dos eletrônicos que precisam ser adequados a isso.
Já os Híbridos-série, o motor elétrico é o único agente para a geração da tração do carro. O motor a combustão fica encarregado de recarregar a bateria com sua energia.
Nesses casos a bateria do carro precisa ser maior e ter mais potência, já que todo o movimento do carro é responsável por ele. Isso encarece o preço do automóvel.
O Híbrido-misto é o mais complicado e caro de todos pela sua estrutura e conjuntos de eletrônicos. Quem irá escolher qual motor é o mais adequado para o momento é o próprio motorista. Através do menu, ele irá selecionar qual dos dois motores é o mais adequado para as condições do veículo, percurso, clima e até mesmo a velocidade que ele deseja.
Outra coisa que todos eles possuem em comum, tirando o motor híbrido, são os freios regenerativos, que permitem a energia do freio recarregar as baterias, aumentando a autonomia delas.
Qual deles você achou mais interessante?