Por seus diversos benefícios, os carros elétricos conquistam cada vez mais interesse e mercado.
Por não emitirem gases poluentes, não contribuírem com a poluição sonora e atmosférica, apresentarem custos de manutenção reduzidos, motores mais eficientes e uma experiência de uso aprimorada, muitas pessoas têm considerado aderir à mobilidade elétrica desse tipo de veículo.
No entanto, ainda pairam muitas dúvidas sobre eles. Por exemplo, é possível rebocar um carro elétrico? Descubra a resposta a seguir.
É possível rebocar carros elétricos?
Nos carros a combustão, nas situações de reboque, o veículo é colocado em ponto neutro de embreagem, de modo que suas rodas fiquem livres com o desengate do motor.
Acontece que os carros elétricos não apresentam esse tipo de configuração, não sendo possível fazer esse desengate, o que faz com que eles não possam ser rebocados.
Como é prestado o socorro aos veículos elétricos?
Se ocorrer uma eventualidade e o carro elétrico precisar de reparos por falha mecânica ou estiver sem bateria e sem possibilidade de recarga, o socorro pode ser feito por meio de um guincho plataforma.
O reboque conduzirá o veículo até o local necessário sem danificar o seu sistema. O guincho tipo plataforma é a melhor saída para essa movimentação, uma vez que mantém as quatro rodas do veículo no chão sem esforço e não demanda o uso de energia para o transporte.
É possível fazer “chupeta” em carros elétricos?
Este procedimento não é possível em veículos elétricos. Afinal, a sua bateria difere bastante daquela usada em carros convencionais.
Igualmente, a quantidade de energia necessária para seu carregamento é muito superior em relação a de um carro a combustão.
Cabe destacar que mesmo entre dois carros elétricos não é possível ainda fazer “chupeta”, ligando a bateria de um veículo na outra para transferir energia. Já há projetos nessa área para desenvolver soluções que viabilizariam esse tipo de procedimento.
Para saber mais, continue acompanhando as atualizações em nosso blog!