Na última década, houve um aumento na compra de veículos elétricos. Há muitas razões que estimulam a mudança para um carro elétrico – eles são mais eficientes, podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis e requerem menos manutenção do que boa parte dos veículos convencionais.
Além disso, um atrativo para muitas pessoas que decidem comprar um veículo elétrico é que eles são uma das formas de transporte mais sustentáveis atualmente.
De fato, há diversas pesquisas que demonstram que os carros elétricos são melhores para a natureza. Afinal, eles emitem menos gases de efeito estufa e poluentes do ar do que os veículos a gasolina ou a diesel. A seguir, saiba mais sobre o tema!
Veículos elétricos e a natureza: a questão da emissão de poluentes
Quando um veículo elétrico está funcionando, ele não faz emissões pelo tubo de escape. Isso faz com que os veículos elétricos sejam mais ecológicos do que os convencionais.
No entanto, ao avaliar a sustentabilidade de um veículo elétrico, você também precisa levar em consideração as emissões do “poço à roda”. Este é um termo abrangente que inclui gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos que são emitidos para produzir e distribuir a energia sendo usada para alimentar o carro.
A produção de eletricidade resulta em uma quantidade variável de emissões, dependendo do recurso. Embora “ser verde” no ato de dirigir seu veículo elétrico seja um bom começo, se o seu objetivo principal ao comprar um veículo elétrico for reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e poluentes, é importante priorizar o uso de eletricidade com emissão zero sempre que possível.
Impacto ambiental: veículos elétricos x carros a combustão
A poluição causada por veículos a combustão não se limita à proveniente de seus escapamentos. O processo de extrair petróleo, refinar para combustível e transportar para os postos de gasolina também gera uma grande quantidade de poluição do ar.
Essas emissões, como vimos, são chamadas de emissões “do poço à roda”. Embora os fabricantes de carros a combustão modernos tenham reduzido suas emissões de CO2, o processo de fabricação continua a ter um impacto significativo no meio ambiente.
E, mesmo com o impacto gerado pela produção de baterias para veículos elétricos, eles tendem a ser mais amigáveis ao meio ambiente, sendo uma opção mais limpa para transporte, pois todo o seu ciclo de vida tende a ser muito mais sustentável no geral.
De fato, estima-se que, em média, um veículo elétrico produz metade das emissões de carbono de um veículo convencional ao longo de sua vida útil.
Para saber mais sobre veículos elétricos e a natureza, continue acompanhando as postagens em nosso blog!