5G pode transformar mobilidade urbana?

Conforme projeções da ONU, a população mundial alcançará o patamar de 9,7 bilhões de pessoas em 2050. Entre outras coisas, isso poderá levar a uma série de problemas, especialmente em termos de tráfego e meio ambiente. Mas o 5G pode potencialmente ajudar a minimizar alguns desses efeitos adversos em áreas como a mobilidade urbana

Do transporte público a frotas logísticas privadas, há diversos benefícios possíveis com a introdução de redes sem fio de próxima geração. Continue a leitura para descobrir mais sobre como isso pode ocorrer.

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis e de banda larga. Trata-se de um salto enorme em relação ao 4G em termos de velocidade e aplicação.

O fornecimento de dados pode se tornar de 10 a 100 vezes mais rápido e há, ainda, a capacidade de reduzir a latência (um atraso que ocorre na comunicação de dados em uma rede) para milissegundos.

Transformação e ganhos possíveis com a tecnologia 5G para a mobilidade urbana

Dado como é possível se conectar a quase tudo ao nosso redor com uma rede extremamente rápida e totalmente responsiva, o 5G também nos permitirá aproveitar todo o potencial de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e, claro, transporte inteligente.

Assim, acredita-se que o 5G tem potencialmente um poder bastante transformador. Embora seja impossível prever todas as aplicações potenciais, espera-se que essa tecnologia impacte especialmente no aumento de veículos conectados e autônomos, no desenvolvimento de uma logística cada vez mais inteligente e eficiente e em uma mobilidade urbana aperfeiçoada.

Uma pesquisa da Carnegie Mellon University estimou, ainda, que o 5G poderia resultar em uma redução de 40% nas paradas de tráfego, uma queda de 21% nas emissões poluentes e em deslocamentos 26% mais rápidos.

Trânsito mais ágil e seguro com a tecnologia 5G

A tecnologia 5G pode permitir que os semáforos urbanos recebam dados em tempo real sobre os padrões de tráfego de câmeras, sensores e drones distribuídos por toda a cidade inteligente.

Como resultado, os semáforos serão mais responsivos ao tráfego real, mantendo-o fluindo mais agilmente e reduzindo paradas desnecessárias nos sinais vermelhos.

Incentivo aos veículos autônomos

O sistema de carros autônomos requer uma grande capacidade e velocidade de processamento de dados, o que pode ser atendido com o 5G.

Os sensores encontrados em veículos autônomos também geram uma quantidade de dados sem precedentes, mas o manuseio, o processamento e a análise deles podem ser realizados por essa nova geração tecnológica.

Isso deverá incentivar o desenvolvimento e maior penetração futura dos modelos autônomos que poderão ajudar a tornar a mobilidade urbana mais acessível e segura. 

Para saber mais sobre o tema, continue acompanhando o nosso blog.