Os entusiastas de veículos elétricos ganharam uma excelente notícia já no início deste ano: a montadora chinesa Great Wall anunciou que irá investir mais de 10 bilhões de reais para começar a sua produção de carros elétricos no Brasil.
A notícia do investimento vem logo após a compra da fábrica Mercedes-Benz, localizada no interior de São Paulo, pela empresa chinesa. Continue a leitura para saber mais sobre esta novidade.
Great Wall: montagem própria e em território brasileiro
Conforme o anúncio feito, a Great Wall deverá produzir diversos modelos de veículos elétricos e, também, híbridos no Brasil.
Com a intenção de arrecadar mais de 30 bilhões de reais no mercado brasileiro, a empresa chinesa optou por investir na cidade de Iracemápolis, em São Paulo, ao adquirir uma fábrica já antiga da Mercedes-Benz.
Os planos ambiciosos são frutos da marca que é considerada a maior fabricante na China, tendo 19 fábricas. Além disso, possui franquias em mais de 60 países no mundo.
A Great Wall ainda investe em pesquisas. Possui oito centros de Pesquisa de Desenvolvimento nos Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul, Áustria e Canadá.
Com este projeto, a intenção da empresa é nacionalizar os veículos da sua montadora. A meta da companhia é chegar no ano de 2025 contando com uma equipe de mais de dois mil funcionários diretos e mais de oito mil colaboradores indiretos.
A empresa chinesa também afirmou que tem a intenção de investir em universidades do nosso país, com a ideia de desenvolver novas tecnologias para combustível e etanol.
Próximos passos da Great Wall
A Great Wall não para de trazer novidades. A empresa anunciou também que quer lançar o primeiro carro importado chinês ainda nos últimos três meses deste ano. Já o seu primeiro lançamento brasileiro, deve ocorrer a partir de junho do ano que vem, em 2023.
No Brasil, serão três submarcas a serem lançadas pela Great Wall:
- Haval: focada em SUVs urbanos;
- Poer: foco na produção de picapes;
- Tank: modelos off-road.
Para saber mais novidades sobre os planos da Great Wall no Brasil, acompanhe as novas postagens em nosso blog.