FÓRMULA E CELEBRA O DIA DOS CARROS ELÉTRICOS

E o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E aproveitou a ocasião para destacar cinco exemplos de tecnologias introduzidas na competição que fizeram a transição para os veículos elétricos de consumo, em um processo conhecido como “Race to Road” ou “das corridas para as estradas”.

A Fórmula E é o primeiro Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico e é o único esporte certificado com emissão zero de carbono líquido desde o início.

NO ÚLTIMO DIA 9 DE SETEMBRO, CELEBROU-SE O DIA MUNDIAL DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS

Agora, em sua décima temporada, foram disputadas 116 corridas em 30 cidades, em 23 países e cinco continentes.

No início deste ano, a Fórmula E apresentou o carro de corrida GEN3, que é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.

A Fórmula E trabalha em estreita colaboração com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), órgão regulador do automobilismo, para criar um ambiente onde fabricantes e parceiros possam desenvolver e testar soluções tecnológicas inovadoras em uma variedade de aplicações para veículos elétricos. Grandes fabricantes automotivos como Jaguar, Porsche, Nissan, Mahindra e DS Automobiles desenvolvem sistemas de potência no campeonato.

NO ÚLTIMO DIA 9 DE SETEMBRO, CELEBROU-SE O DIA MUNDIAL DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS

Os parceiros globais ABB e Hankook Tire são pioneiros nos desenvolvimentos técnicos em carregamento de veículos elétricos e pneus de estrada para veículos elétricos, respectivamente.

Em última análise, as inovações introduzidas na Fórmula E estão sendo incorporadas aos veículos elétricos nas ruas e à infraestrutura em geral, impactando o futuro da mobilidade e a descarbonização dos centros das cidades inteligentes em todo o mundo.

AQUI ESTÃO CINCO TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS NO CAMPEONATO MUNDIAL ABB FIA FÓRMULA E QUE FIZERAM A TRANSIÇÃO DA “CORRIDA PARA A ESTRADA”:

1 – CARREGAMENTO RÁPIDO: A Fórmula E, em colaboração com a FIA e a ABB, desenvolveu uma solução ultrarrápida, compacta e confiável de carregamento para o carro de corrida GEN3, capaz de receber uma carga de 600 kW. Isso fornece insights vitais para o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos.

2 – CAPACIDADES DE TRAVAGEM REGENERATIVA: Os sistemas de freio da Fórmula E contribuíram para a autonomia e eficiência dos carros de corrida, sendo a tecnologia transferida para carros de rua, como o Jaguar I-TYPE 5 e o Nissan Leaf, aumentando a eficiência energética.

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3 – TECNOLOGIA DE PNEUS SUSTENTÁVEL DA HANKOOK: A Hankook Tire desenvolveu pneus sustentáveis para o carro GEN3, com aprendizados transferidos para pneus de veículos elétricos de consumo. Esses pneus são projetados para atender às necessidades específicas de manuseio, aderência e torque.

4 – FLUIDOS DE TRANSMISSÃO REAPROVEITADOS: A Castrol trabalhou com a equipe Jaguar TCS Racing para co-projetar fluidos e lubrificantes avançados para veículos elétricos. Pela primeira vez na Fórmula E, eles conseguiram refinar e reutilizar fluidos de transmissão residuais, demonstrando um desempenho equivalente ao óleo base virgem.

5 – DANDO NOVA VIDA A BATERIAS VE ANTIGAS: Em parceria com a ABB, a Fórmula E reutilizou baterias VE antigas em um sistema de armazenamento 100% renovável, fornecendo energia para carregamento de automóveis. Isso contribui para a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida das baterias.

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Fonte: www.terra.com.br