Dia após dia nossa tecnologia avança e com isso nossas rotinas se alteram e se moldam a essa nova realidade. Assim, nós chegamos a uma dúvida: O mundo está preparado para uma mudança tão radical como a eletrização dos carros?
Os carros a combustão já possuem uma data final para sua existência, por conta disso, cada dia pesquisadores procuram formas mais eficientes e práticas de fazer com que a energia seja utilizada sem perdas.
Nosso maior problema, entretanto, são os metais para a criação das baterias. Para evitar de sairmos de uma era escrava da gasolina e ir para o lítio (material mais comum na produção de baterias) pesquisadores procuram uma forma de reduzir a quantidade dos metais e até mesmo procuram outros métodos de criação.
Apesar do lítio e outros minerais encontrados na bateria não serem escassos, a demanda de carros elétricos que cresce a cada ano aumenta a quantidade de extração desses minerais. Isso pode causar a escassez temporária de suprimentos e no aumento de valor das baterias.
O melhor método encontrado foi a reciclagem e reutilização dessas baterias, o lítio é mais barato na mineração do que na reciclagem, mas como andamos a passos largos para o futuro elétrico, essa, já virou, uma preocupação dos cientistas.
As baterias são trituradas e um pó com a mistura dos minerais usados é criado, e então, decomposta em seus constituintes elementares.
Os pesquisadores estão unindo forças para melhorar esse processo, ter uma reciclagem mais eficiente e baratear seus custos.
Quais serão nossos próximos desafios? Será que a energia elétrica que possuímos hoje dará para todos? O que você acha?