Diferença entre carro elétrico e a combustão.

Os motores a combustão acionam boa parte dos carros em todo o mundo. Mas a tecnologia está sempre avançando e, com ela, surgem novas ideias inovadoras com potencial para serem revolucionárias, como o carro elétrico.

Embora os veículos elétricos já existam há algum tempo, agora, por meio dos avanços em certas tecnologias e do aumento da preocupação com o meio ambiente, estamos testemunhando a sua consolidação.

Mas por que os carros elétricos estão ganhando mais popularidade? Como eles se diferem dos carros a combustão? Continue a leitura e saiba mais. 

Como funciona o carro a combustão?

Em termos mais simples, combustão significa queimar. É uma reação química exotérmica que envolve combustível e oxidantes. Este princípio está no cerne dos motores a combustão. Algum combustível, um pouco de ar e algumas dezenas de peças trabalhando juntas são necessárias para controlar o processo.

O calor produzido como resultado da combustão é usado para impulsionar um carro de sua posição estacionária. 

Como funciona o carro elétrico?

O conceito de motor elétrico gira em torno do magnetismo. O motor extrai energia da bateria, criando uma força magnética que impulsiona o carro para a frente.

Os três componentes principais de um carro elétrico são o motor elétrico, o controlador e a bateria. O íon de lítio é a bateria comumente usada em veículos elétricos.

Quais os principais diferenciais dos veículos elétricos em relação aos carros a combustão?

Os carros elétricos podem ser muito mais rápidos do que os a combustão. Isso ocorre porque os veículos elétricos podem produzir alto torque desde o início, enquanto os motores a combustão alcançam esse torque depois de ganhar velocidade.

O fator de leveza, devido à ausência de quilos de metal sob o capô, também é uma diferença importante.

Outra diferença é que os custos com manutenção do veículo elétrico tendem a ser menores, sem precisar trocar óleo e uma série de peças regularmente. 

Os carros elétricos utilizam baterias que precisam ser recarregadas, o que não ocorre, naturalmente, nos veículos a combustão. 

Além disso, uma diferença importante é que, como os carros elétricos não dependem da combustão, as emissões do tubo de escape são quase nulas, tornando-os mais sustentáveis.

Para saber mais sobre a diferença entre carro elétrico e a combustão, siga acompanhando nosso blog!