Quando se trata de comprar um veículo elétrico, cada vez mais pessoas gostam da ideia, mas, às vezes, hesitam em relação ao preço de compra, que pode ser mais alto do que o de um veículo movido a gasolina equivalente.
No entanto, quando se considera o custo total de propriedade (TCO) – incluindo fatores como preço de compra, custos de combustível e despesas de manutenção – a economia de um carro elétrico é mais vantajosa. Continue a leitura e saiba mais!
Qual é a economia possível com um carro elétrico?
Um estudo da UCorp, startup brasileira, demonstrou que os gastos gerados por carros a combustão podem ser até 10 vezes maiores do que os de um carro elétrico equivalente.
A economia de um carro elétrico é abrangente, especialmente em áreas como gastos com manutenção e combustível, como veremos a seguir.
Economia com combustível
Conforme dados do Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia -, o carro elétrico pode gerar uma economia de até 84% nos gastos com combustível registrados por veículos a combustão.
Menos gasto com manutenção e reparos do veículo elétrico
Os carros totalmente elétricos não têm muitos dos componentes específicos para motores a combustão interna, como velas de ignição, transmissões, radiadores, filtros de óleo e combustível, escapamentos e outros.
Como resultado, o custo de manutenção de um veículo elétrico é inferior ao dos veículos movidos a gasolina.
Boa parte dos carros elétricos também tem frenagem regenerativa, que usa o motor elétrico para fazer grande parte da frenagem. Isso também ajuda a economizar pastilhas de freio e rotores em veículos elétricos, reduzindo ainda mais os custos de manutenção.
Economia com gastos de saúde e para a sociedade
Um estudo da Universidade Harvard estimou que cada veículo elétrico gera uma economia de US$ 0,07, para a sociedade por cada quilômetro rodado.
Isso se dá em razão de esses veículos não emitirem poluentes no ar, o que diminui a necessidade e os gastos com hospitalização e tratamentos para doenças como as pulmonares.
Para saber mais sobre o tema, confira também nosso artigo sobre 4 tipos de carros elétricos.