Disputa da Tesla com a VW pela venda de elétricos

Desde que a Tesla de Elon Musk se transformou em uma referência no estudo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas à indústria automobilística, a marca se embasou em uma espécie de patamar inalcançável para continuar explorando o segmento. Hoje, poucos anos depois, a concorrência não apenas atingiu o nível da Tesla, como está desenvolvendo seus próprios meios. E uma marca que definitivamente preocupa a Tesla é a Volkswagen.

A aposta, porém, vai além: a Volkswagen se tornará a marca mais vendida dentre os carros elétricos, de acordo com especialistas no mundo automotivo. Isso significa que todo o investimento que a empresa está fazendo, tanto em novas fábricas quanto em estudos, pesquisas e desenvolvimento tecnológico trará essa perspectiva para a marca como parte de seus resultados.

A marca alemã está correndo atrás – e tem bala na agulha para isso

Com décadas de história, a Volkswagen está transformando a indústria de elétricos da mesma forma que construiu sua fama: oferecendo carros sólidos, preparados para enfrentar as ruas de todo o mundo. Como resultado disso, estima-se que em 2024 a empresa comercializará 2,5 milhões de veículos elétricos por ano, enquanto já conta com 16 modelos à venda – Ford, GM e Stellantis, juntas, estarão com cerca de 1 milhão nas ruas. A Tesla, que ganhou fama com seus Model 3 e Model Y, planeja 100 mil, algo que não parece tão agressivo diante da gigante alemã.

Apesar de seu pioneirismo, a Tesla ainda precisa aprender muito sobre como lidar com os altos e baixos do mercado automobilístico, algo que a Volkswagen não apenas aprendeu como desenvolveu seu próprio método. Hoje, é dona de um dos grupos mais sólidos da indústria, com marcas para todos os públicos, e agora quer provar que pode dominar o segmento de elétricos também.