A mobilidade urbana é uma força vital das cidades modernas, um fator econômico crítico e um agente facilitador do desenvolvimento inteligente e sustentável.
No entanto, cidades do mundo todo enfrentam desafios para terem uma mobilidade mais eficaz, equitativa e que se alinhe a melhorias na qualidade de vida da população.
A seguir, conheça alguns desses desafios e soluções de mobilidade urbana que já começam a impactar metrópoles ao redor do mundo.
1. População crescente
A urbanização continua em ritmo acelerado. Até 2030, as Nações Unidas estimam que as megacidades abrigarão mais de 750 milhões de pessoas, um aumento de 35% em relação a atualmente.
Isso se torna um desafio em um cenário no qual já se lida hoje em dia com problemas relacionados à dificuldade e morosidade no tráfego. Uma das soluções para isso está na mobilidade compartilhada e sob demanda.
Outra possibilidade foi registrada em Cingapura, que adotou uma política de altas taxas de pedágio urbano para incentivar o uso do transporte coletivo.
2. Congestionamentos
A gestão do tráfego é um desafio para praticamente todas as metrópoles ao redor do mundo. Alguns problemas de tráfego ocorrem devido à rápida transformação urbana e outros devido à infraestrutura de baixa qualidade, falhas de planejamento urbano ou má gestão dos controles de tráfego.
As opções de mobilidade emergentes, como carona e micromobilidade, por exemplo, são parte da solução para que a população tenha mais eficiência e agilidade em suas locomoções diárias.
3. Mudanças climáticas e emissões de carbono
A queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, libera dióxido de carbono (CO2), um gás de efeito estufa, na atmosfera. O rápido crescimento da população urbana, o congestionamento do tráfego e a poluição atmosférica relacionada, bem como o envelhecimento da infraestrutura, colocam as grandes cidades no centro da agenda de mitigação das emissões de carbono.
Atualmente, as cidades são responsáveis por, aproximadamente, 70% das emissões de carbono no mundo, sendo que a mobilidade urbana é responsável por 40% de todas as emissões de CO2 do transporte rodoviário.
Este desafio, que impacta no meio ambiente e na qualidade de vida da população, demanda soluções integradas, que incluem adoção mais massiva de opções de transporte de baixa emissão ou emissão zero.
Por isso, os veículos elétricos são vistos como parte de um plano necessário para se minimizar tais impactos.
4. Menos mobilidade passiva
As grandes cidades enfrentam desafios como o aumento do tempo perdido em congestionamentos e a população também luta contra o sedentarismo. Uma solução que ajuda a vencer esses e outros desafios é incentivar a mobilidade ativa, incluindo caminhar, andar de bicicleta e de patinete.
Em Londres, por exemplo, o governo criou ciclovias de alta velocidade para estimular o crescimento dessa modalidade.
5. Eficiência e integração entre modais
Para que a população adote outros meios de transporte, é importante oferecer maior eficiência e integração entre as modalidades.
A Alemanha encontrou a solução para isso tornando o seu metrô bike friendly, criando vagas especiais para bicicletas em um dos vagões.
Para saber mais sobre desafios e soluções de mobilidade urbana ao redor do mundo, continue acompanhando nosso blog.