A Cupra está de malas prontas para ir ao topo na venda de carros elétricos na Europa, onde a marca está preparando seus próximos lançamentos. Para conseguir o feito, será lançado o UrbanRebel, um SUV ousado e arredio, da proposta de sua estrutura ao design, que mais parece ter saído de um filme futurístico, além de lembrar, em diversos detalhes, o que a Porsche tem feito com seus próprios modelos.
A aposta é alta: atualmente, a Cupra comercializa cerca de 80.000 veículos (dados de 2021), mas quer alcançar a marca de 500.000 por ano, cuja meta será complementada pelos demais modelos: Born, Formentor e Leon. Com isso, além dos veículos tradicionalmente movidos a combustíveis fósseis, a Cupra também quer se destacar pelos veículos elétricos.
Modelo carrega expectativas por seu design e novidades no motor elétrico
O Cupra UrbanRebel é um investimento pesado: ele segue o padrão da plataforma MEB Small, do Grupo Volkwagen, cujo investimento ultrapassa 10 bilhões de euros. Através dele, os modelos seguirão um padrão de reformulação interna e externa, com uma carroceria desenhada para ser mais ágil e, ao mesmo tempo, oferecer excelente desempenho em grandes cidades.
Com isso, o Urban Rebel será um carro de tração dianteira, mas com bateria forte e potente – estima-se que tenha 166 kW e 62 kWh, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, e para ter autonomia de 440 km. Com isso, a marca quer atingir em cheio pequenas famílias que precisam de espaço, agilidade, potência e um certo nível de esportividade, algo que o design se adianta em dizer que tem.
Por enquanto, os valores estimados pelo Grupo Volkswagen são cifras em torno de USD 21.400 e USD 26.800. Perfeitamente alinhado para oferecer risco à concorrência.