Crescimento de 47% nas vendas de elétricos

A notícia é boa e precisa ser comemorada: 47% foi o aumento nas vendas de veículos elétricos no Brasil, no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Isso demonstra forte aquecimento no setor, em especial o de veículos elétricos e eletrificados, enquanto os carros movidos a combustão fóssil tiveram queda em suas vendas.

Foram 20.427 emplacamentos, de acordo com a Associação do Veículo Elétrico (ABVE), reunindo automóveis, utilitários, comerciais leves, SUVs e toda a variedade de categorias e subcategorias registradas até então. Isso demonstra o quanto o público brasileiro está interessado no segmento, ainda que este conte com taxas muito altas, que elevam consideravelmente o valor de tabela dos veículos.

Outro dado relevante é que em breve a frota nacional de leves eletrificados passará os 100.000 emplacamentos em breve, o que demonstra o quanto a questão está em pauta pelo consumidor brasileiro. Nos últimos meses, um quinto da frota foi vendido.

Os dados apontam que a expansão é mais do que uma tendência

Mais do que uma tendência, o carro elétrico é uma realidade, e ela está chegando aos empresários também, que se interessam cada vez mais pelo segmento e pela troca de suas frotas de caminhões pelos movidos a energia limpa. Na somatória de emplacamentos, vale lembrar que estão contabilizados os 100% elétricos, os eletrificados híbridos e os híbridos por plug-in.

O crescimento, portanto, se apresenta como um sinal óbvio de que o Brasil possui um público consumidor bastante interessado no que até então era tendência. Mas, ao acompanhar as notícias internacionais, a visão é a de que exista um interesse genuíno, que vai além do experimental, e sim ao consumo autêntico. Com os 47% apresentados, as marcas correm contra o tempo para trazer opções cada vez mais interessantes.