Apesar de parecer um carro de brinquedo, o Ami é a aposta da Citroën para o segmento de elétrico, pois seu tamanho é ideal para quem precisa se mover em pequenas distâncias, e não encontra harmonia em outros meios de locomoção, como bicicletas elétricas e patinetes. Ou seja, foi feito para quem gosta de carro, e faz questão de tê-lo sob seu comando, mesmo que seja um pequenino como este.
Em uma sessão de testes para algumas dezenas de jornalistas, a marca francesa o alinhou a outros modelos elétricos, como Compass, 500, Astra e 3008, e o tamanho do Ami chamou a atenção dos profissionais presentes, tanto que muitos quiseram fazer o percurso duas vezes, intrigados com o tamanho externo em relação à praticidade interna. Ali a Citroën havia provado seu ponto, pois, como a própria marca afirma, o Ami é o modelo ideal para serviços de entregas também.
Compacto quer dar respiro ao trânsito das cidades
Com autonomia de 70 km, o Ami elétrico não se vê em solo brasileiro, pelo menos por enquanto. Isso porque ele passaria por dificuldades para ser homologado como automóvel, diante de sua configuração. Com pouco mais de 8 cv de potência, sua velocidade máxima é de 45 km/h, e sua bateria consegue ser carregada em apenas 3 horas, mais do que o suficiente para torná-lo apto a ir e vir do trabalho em grandes cidades, ou para servir de veículo de entrega.
Desta forma, o Ami se encaixa em um novo padrão de carro, que está se formando a partir do aquecimento dos eletrificados: o compacto semi-individual, que promove a utilização consciente de um automóvel para quem precisa usá-lo no dia a dia, sem ocupar muito espaço, sem dores de cabeça na hora de estacioná-lo. Quase como um buggy, com a diferença de ser elétrico e mais confortável.