A Europa tem sido o principal continente na luta para a descarbonização do planeta, partindo do princípio de que foi o primeiro a contribuir para a poluição. Por isso, na próxima década será proibido fabricar carro movido a combustão nos países pertencentes à União Europeia, o que significa que o continente inteiro estará pronto para a nova onda de tecnologia, toda pautada na comercialização de veículos elétricos e, em pouco tempo, autônomos também.
Veja, agora, como está o ranking dos veículos elétricos mais vendidos da Europa.
1. Tesla Model 3
São 141.221 unidades vendidas em 2021, mais do que o suficiente para tornar o Tesla Model 3 independente da concorrência em suas vendas.
2. Renault Zoe
O compacto da Renault é dono do segundo colocado, o que o apresenta como ótimo concorrente, com 71.579 unidades junto de seus respectivos clientes, e também como um modelo a ser analisado, pois é bem diferente dos demais veículos bem posicionados.
3. Volkswagen ID.3
Com 69.090 unidades, o modelo tem mostrado que a marca alemã está chamando a atenção dos consumidores interessados em carros elétricos.
4. Volkswagen ID.4
Neste caso, foram 54.476 unidades vendidas de um carro que comprova a habilidade da Volkswagen de produzir carros com forte apelo popular, mesmo que sejam tecnologicamente refinados.
5. Kia Niro
O quinto colocado tem 46.790 unidades à disposição, cujos dados de 2021 comprovam como a marca coreana está avançando em relação às demais.
No apanhado geral, a Tesla continua como a marca com a maior fatia de mercado, mas a Volkswagen já se aproxima, pois a primeira tem 13,9% e a segunda, 13,8%.
Nesta avaliação, então, cabe apresentar o ranking como ótimo espelho do que tem sido desenvolvido no mercado europeu, sobretudo quando 2022 se apresenta como o melhor ano da história para os veículos elétricos