Carros compartilhados: Uma tendência

O compartilhamento de carros é um modelo que oferece uma maneira mais acessível e flexível de locomoção nos grandes centros urbanos. Ele difere do aluguel de automóveis tradicional na maneira como usa a tecnologia digital para conectar os usuários aos veículos e serviços, fazendo parte de uma economia de compartilhamento mais ampla.

À medida que a população mundial continua a crescer e se centralizar nas metrópoles, as formas de transporte estão mudando e o papel convencional do carro na vida das pessoas também sofre transformações. 

Novos comportamentos estimulam o compartilhamento de veículos

O desenvolvimento da tecnologia e o crescimento das novas gerações contribuem para estimular a era do compartilhamento de carros.

Conforto, flexibilidade e aversão a compromissos de longo prazo são algumas características associadas especialmente aos millennials e que combinam bem com este tipo de serviço.

Compartilhamento de carros corporativos também é tendência

Os carros compartilhados também são uma tendência para a mobilidade corporativa. Eles devem ser uma alternativa para o leasing tradicional em muitos casos. 

Isso se dará especialmente em empresas com programas de ESG (Environmental, Social and corporate Governance com foco em práticas ambientais, sociais e de governança e com foco em sustentabilidade). Afinal, o compartilhamento de carros contribui para metas como redução da pegada ecológica, de emissões de CO2 e outras.

Projeções para o compartilhamento de carros são positivas

A Global Market Insights prevê o valor do mercado global de compartilhamento de carros em 2024 em US$ 11 bilhões. As projeções são de crescimento dessa modalidade, culminando com os carros autônomos compartilhados após 2030.

Assim, o compartilhamento de carros é muito mais do que apenas uma tendência passageira. É um modelo que está mudando rapidamente o panorama do transporte e que traz consigo muitos benefícios, incluindo uma redução nas emissões de carbono, menos congestionamento nos centros das cidades e acesso a transporte acessível e confiável.

Para saber mais, continue acompanhando nosso blog.