Carro voador da Renault, esse é o AIR4

O lançamento de modelos clássicos de automóveis convertidos para veículos elétricos já é algo que ocorre no mercado. No entanto, algo que não é comum é um carro icônico ser transformado em modelo voador — e elétrico.

A montadora francesa Renault queria fazer algo um pouco incomum para marcar o 60º aniversário de seu icônico modelo Renault 4, então, ela se uniu ao hub de design TheArsenale para criar uma versão funcional e voadora do vintage hatchback de quatro portas.

Continue a leitura para saber mais sobre o AIR4, o carro voador da Renault.

Como é o carro voador da Renault?

O Renault 4, no qual o AIR4 se baseia, foi muito popular em sua época, vendendo mais de oito milhões de unidades em cerca de 100 países em seus 33 anos de comercialização. Por isso, foi escolhido pela marca francesa para essa ação especial.

A criação original do AIR4 é resultado de uma colaboração com o estúdio de design da Flórida TheArsenale. O veículo-conceito desenvolvido é movido a eletricidade, e pode voar horizontalmente a 26 metros por segundo (58 mph) com uma inclinação de 45 graus.

Ele também é capaz de voar até 700 metros, embora, por questão de segurança, o AIR4 esteja limitado a voar a uma taxa de subida de 4 metros por segundo (9 mph).

Há um único assento interno, e o motorista ou piloto entra na cabine levantando a carroceria com dobradiças dianteiras, revelando um interior minimalista e prático. Como este carro voador não tem rodas ou pneus, não é possível conduzi-lo no solo como se faria com uma aeronave rodoviária padrão.

O modelo conta com quatro hélices de duas pás em cada canto do veículo, como um drone, enquanto o chassi está no meio de uma estrutura rotativa, abrigando a icônica carroceria totalmente em fibra de carbono do Renault4 no centro.

Seu design traz também faróis de LED e um par de luzes de direção (ou voo) verticais em ambos os lados da grade frontal.

O Air4 estará em exibição pública com os modelos Renault 4 no complexo Atelier Renault na Champs Elysées, em Paris, até o final de dezembro de 2021. Em 2022, ele irá ser utilizado em ações em Miami e em Nova York.

Para saber mais sobre as novidades do mercado de veículos elétricos, continue acompanhando nosso blog.