A startup holandesa Lightyear encontrou na Valmet Automotive uma parceira para a fabricação de seu carro elétrico movido a energia solar, chamado de Lightyear One.
A intenção é que alguns veículos sejam lançados em 2022 para, em 2024, atender ao mercado em massa. No momento, há um protótipo do veículo sendo testado.
A Lightyear foi fundada em 2016 por uma equipe de engenheiros que competiram juntos no World Solar Challenge, um evento realizado na Austrália que visa promover projetos de carros movidos a energia solar.
A startup exibiu o primeiro protótipo do Lightyear One ainda em 2019. Trata-se de um sedan de design elegante.
Desde então, a empresa holandesa vem trabalhando para desenvolver um carro elétrico movido a energia solar extremamente eficiente com as células solares embutidas no teto – tornando possível para os proprietários passarem longos períodos de tempo sem conectá-lo.
Outros projetos de carros com tecnologia solar
Incorporar a tecnologia solar em carros não é um conceito novo. Alguns fabricantes têm trabalhado com a ideia desde os anos 1950 e, no início dos anos 2000, houve experimentações da tecnologia solar para alimentar vários acessórios especialmente em veículos de luxo e híbridos.
Um exemplo disso é o sedã de luxo 2006 Maybach 62 S, que tinha um teto solar que alimentava o sistema de ventilação enquanto o carro estava estacionado.
Atualmente, outras empresas também estão trabalhando em projetos como desse tipo. Há várias startups se concentrando em projetar carros solares e elétricos eficientes, e os fabricantes de automóveis mais tradicionais também estão de olho nessa oportunidade.
Outras empresas que têm trabalhado nisso incluem a startup alemã Sono Motors e montadoras tradicionais – como a Hyundai.
Para saber mais sobre o mercado de veículos elétricos, continue acompanhando o nosso blog.