Uma das maiores diferenças na maioria dos veículos elétricos, quando comparados aos carros convencionais, é a ausência de uma alavanca de câmbio, porque eles possuem apenas uma marcha.
O motor de combustão interna de um carro movido a diesel ou gasolina desenvolve sua potência e torque em diferentes RPMs (rotações por minuto) e, portanto, precisa de uma caixa de câmbio com várias relações de transmissão para transferir efetivamente a potência para as rodas e manter o motor em sua potência.
Já os carros elétricos apresentam eficiência em uma faixa maior de rotação, com um torque praticamente instantâneo. Assim, os projetores desses veículos não precisam acoplar o motor com várias marchas.
As transmissões automáticas têm várias marchas ou velocidades que são selecionadas e trocadas automaticamente de acordo com a pressão no pedal do acelerador ou freio. No entanto, boa parte dos carros elétricos tem apenas uma marcha. Continue a leitura para saber mais.
A ausência da caixa de câmbio atrapalha?
O fato de a maioria dos veículos elétricos não apresentarem a caixa de câmbio não interfere nem representa qualquer perigo na realização de manobras. Assim, por exemplo, para dar marcha a ré, basta inverter a rotação do motor do veículo.
Os carros elétricos são classificados como transmissão manual ou automática?
Os carros elétricos têm transmissões automáticas, em vez de manuais. Isso os torna mais fáceis de dirigir, garantindo uma experiência de uso mais simples e acessível para as pessoas.
Há carros elétricos com câmbio de duas marchas?
Apesar de, como vimos, isso não representar a regra, há alguns novos modelos que são exceção. O Porsche Taycan, por exemplo, foi projetado com câmbio de duas marchas, com o objetivo de entregar mais velocidade e desempenho sem comprometimento da autonomia.
Para saber mais sobre o funcionamento e os modelos de veículos elétricos, continue acompanhando as atualizações em nosso blog.