Como funcionam as estações de carregamento de carros elétricos?

Assim como os carros a combustão demandam paradas para abastecimento, os veículos elétricos precisam ser recarregados. A boa notícia é que, com o crescimento da aquisição dos automóveis elétricos, as estações de carregamento têm se espalhado pelas grandes cidades.

Por essa praticidade crescente, e por muitos outros benefícios e vantagens, adquirir um carro elétrico tem se tornado cada vez mais o objetivo de tantos motoristas brasileiros. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) realizou um estudo que aponta que, até 2024, o mercado nacional de veículos elétricos deve crescer em até 500%.

Já outra pesquisa, dessa vez da Bloomberg New Energy Finance, dá mostras de que, até o ano de 2040, a frota de veículos elétricos no mundo chegará em 56 milhões. 

Se você tem interesse em fazer parte desse movimento, conquistando mais mobilidade sustentável e eficiente, continue a leitura e saiba mais sobre um item essencial na rotina de quem conduz veículos elétricos: as estações de carregamento. Acompanhe a seguir.

Estações de carregamento de veículos elétricos crescem no país

Com o crescimento do interesse e do uso de veículos elétricos, aumenta também a rede de apoio e suporte para a eletromobilidade. Isso inclui as estações de carregamento.

O número de pontos para recarregar os veículos elétricos multiplicaram-se nos últimos anos, incluindo especialmente locais de fácil acesso como supermercados, shoppings, condomínios, estacionamentos e postos de combustíveis.

No nosso país, há uma rede crescente desses pontos e até mesmo as próprias fabricantes de veículos elétricos — como BMW Group e Volvo — têm investido em estações de carregamento em variados locais, para garantir mais comodidade aos condutores. 

De fato, dados recentes de pesquisa do Grupo de Eletropostos da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que o total de eletropostos públicos e semipúblicos no país cresceu 50% em apenas quatro meses. O levantamento considerou a ampliação de 500 pontos em março/21 para 754 em julho/21. 

Quem tem interesse ou já possui veículos elétricos pode acompanhar o surgimento de novas estações de carregamento e encontrar a mais próxima também por meio de aplicativos, como o da Tupinambá Energia e o do PlugShare.

Quais são os tipos de estações de carregamento?

Os carros elétricos funcionam por uma propulsão através de motores elétricos. Por isso, eles apresentam baterias ao invés de tanque de combustível. Tais baterias precisam ser recarregadas para que o veículo tenha carga para seu funcionamento. 

Além do carregamento em casa, há locais públicos, nos quais as estações de carregamento geralmente se dividem em semirrápido e rápido.

As de carregamento rápido têm mais custo por operarem em corrente de alta potência. Entretanto, elas podem carregar o carro em pouco mais de meia hora. Essas estações de carregamento são encontradas em locais como postos de combustíveis de rodovias.

Por sua vez, as estações de carregamento com característica de semirrápidas têm preços mais acessíveis por operarem em corrente de baixa tensão. Nessas estações, o carregamento completo do carro elétrico pode levar até oito horas. 

Cabe destacar que, entre os tipos de pontos, os eletropostos públicos são aqueles disponíveis em espaços como ruas e praças. Os semipúblicos estão em mercados, shoppings, aeroportos e locais privados, mas que são acessíveis ao público geral. Há, ainda, as estações em locais privados que são de uso exclusivo ou limitado, como dentro de condomínios residenciais privativos.

Como é o funcionamento das estações de carregamento?

O carregamento nessas estações é muito fácil. Se a estação for gratuita, ele ocorrerá imediatamente. No entanto, se o carregamento for cobrado, deve-se verificar antes os métodos de pagamento disponíveis.