O que pensar de um caminhão elétrico que conta com nada menos que 219 kgfm de toque? Esse é um dos grandes diferenciais do Volkswagen e-Delivery, caminhão elétrico da marca que chega para estremecer todos os conceitos relacionados ao assunto. Não que o Brasil não conte com seus modelos circulando pelas ruas, pois JAC Motors, FNM-Agrale e BYD já fizeram suas respectivas partes. Porém, neste caso do caminhão produzido na fábrica de Resende (Rio de Janeiro), há duas versões disponíveis que podem surpreender.
A primeira é a com três packs de baterias, o suficiente para proporcionar 110 km de autonomia. Neste caso, custa nada menos que R$ 780 mil. Já a segunda versão é a com seis packs de baterias, com estimativa de 250 km de autonomia e valor de mercado avaliado em R$ 980 mil. Mas será que quase um milhão de reais é justo por um simples caminhão elétrico da VW?
Potência, tecnologia e, quem diria, logística também
A resposta tem sido um grande sim. A Ambev, por exemplo, encomendou 1.600 unidades para transportar suas bebidas, e as duas configurações de carrocerias possibilitam que a potência de 408 cv atinja os já famosos 219 kgfm de torque, transmitindo excelente potência à logística de grandes empresas, que estão apostando suas fichas no promissor mercado de caminhões elétricos. E tem mais: nos testes realizados com 45 mil quilômetros, um único caminhão poupou 34 toneladas de CO2 à atmosfera, e economizou 10 mil litros de diesel. Pelo preço do combustível, o valor de mercado se paga facilmente em pouco tempo.
Tradicionalmente, a Volkswagen já produz os caminhões mais requisitados do mercado, que entram em concorrência direta com os da Mercedes. Porém, agora é a vez da “marca do povo” construir um novo tipo de relação, apostando pesado na tecnologia para proporcionar excelentes modelos que estimulem e contribuam para a mobilidade urbana também.