Se existe algo ainda mais sustentável do que a energia limpa gerada pelos automóveis elétricos é esta novidade: um caminhão elétrico para serviços de redes, ou seja, para cuidar da rede elétrica. É isso o que a Lactec e a Neoenergia fizeram, ao criar o projeto em parceria, o qual oferece um sistema inteligente de gerenciamento de recarga.
Com a retomada de projetos de mobilidade elétrica, que agora parece estar mais próxima do que nunca da realidade, a eletrificação de frotas de veículos operacionais faz com que o caminho visto aqui aconteça. Enquanto a Neoenergia cuidou dos detalhes relacionados ao projeto em si, a Lactec fez com que ele acontecesse ao adaptar um caminhão para serviços de rede.
O transporte de carga está ganhando novos adeptos
O caminhão é, na verdade, uma adaptação de modelo já existente, da BYD, 100% elétrico. Ao trazer o projeto à tona, com autonomia de 200 quilômetros, a união das empresas faz com que a rotatividade de serviços úteis à população aconteça de forma orgânica. O objetivo é ainda mais nobre: desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil.
O projeto torna ainda mais dinâmico o olhar sobre questões relacionadas ao segmento de veículos elétricos, mas com um objetivo que evidencia a inteligência de mercado: se um caminhão elétrico cuidar da rede elétrica, além de se recarregar, ele torna a proposta toda mais responsável. Isso faz com que o público se acostume às questões correspondentes, enxergando-as em sua rotina.
É evidente que o uso de caminhões elétricos para diversos tipos de serviços é uma das melhores opções para a empresa que pensa um passo adiante. Porém, a infraestrutura para que isso aconteça, no Brasil, ainda é precária, então, o jeito é apostar em modelos que estejam conectados por tempo suficiente para rodar grandes distâncias. Lactec e Neoenergia estão à frente dessa demanda.
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