Apesar da forte tendência que se transformou, o modelo elétrico ainda terá algumas dificuldades de se estabelecer como o meio de transporte individual majoritário no Brasil. Segundo levantamento feito pela Bright Consulting, empresa especializada em consultorias e pesquisas relacionadas ao campo automotivo, o crescimento da frota nacional será constante, e até 2030 ele poderá ser representado por quase 1 milhão de veículos eletrificados circulando pelo país.
Mas, apesar de otimista, a notícia também afirma que o carro nacional será, no Brasil, um conceito sofisticado demais para atingir toda a população, e as altíssimas taxas e impostos aplicados, além da ausência de estímulo para que a produção seja feita no país, tenha efeito. Ou seja, enquanto a frota total para 2030 é prevista em polpudos 58 milhões de veículos, os elétricos na mesma data representarão apenas 1,8% do total.
Investimentos precisam crescer na mesma medida no país
O número exato estipulado pela Bright Consulting é de 950 mil veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos no país. E a base para a pesquisa ter sido realizada é a quantidade de veículos em produção nos últimos anos, com a projeção para 2025, que também é animadora: 50% do aumento da frota atual. Mas, mesmo com todo o otimismo disponível, a notícia preocupa porque representa a necessidade de infraestrutura em velocidade alarmante.
Para que a frota estipulada seja atendida com o mínimo conforto, serão necessários cerca de 160 mil carregadores espalhados pelo país, em um investimento de cerca de US$ 3,4 bilhões. E essas são palavras do próprio CEO da Bright Consulting, portanto, é de alguém que acompanha o mercado o tempo inteiro, e vê com muita preocupação o que está acontecendo no presente. Resta saber se haverá as mesmas mudanças de países da Europa, América do Norte e Ásia no Brasil.
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