As Olimpíadas de Munique, em 1972, foram históricas por diversas razões, dentre as quais está a inclusão do primeiro carro elétrico da BMW, uma das marcas mais tradicionais do mundo. O 1602 Elektro-antrieb, que em tradução livre significa “acionamento elétrico”, foi um importante passo da marca para o que o futuro reservava.
Hoje, a BMW está a todo vapor construindo protótipos e lançando modelos elétricos em todo o mundo, sobretudo após a conclusão de que toda a União Europeia deve estar livre da produção de veículos produzidos para rodarem com combustíveis fósseis já no início dos anos 2030.
Para a marca, celebrar os 50 anos de seu 1602 é motivo de orgulho, pois isso significa que o grupo alemão antecipou à crise do petróleo, a qual hoje é motivo de muita preocupação.
O veículo cor laranja brilhante fez história nos Jogos Olímpicos de 1972
Quando surgiu em Munique, através de dois protótipos que rodaram durante todo o evento auxiliando o comitê olímpico, o 1602 Elektro-antrieb foi uma das sensações do momento. Isso porque o carro foi construído com base no 1602 a combustão, mas o laranja brilhante de sua carroceria o destacava com facilidade.
Em seu painel, o modelo anunciava o estado da carga de suas baterias, uma série com doze unidades de chumbo-ácido de 12 volts, com cerca de 350 quilos. A fabricante, Varta, garantia à BMW que o veículo alcançasse seus 100 km/h de velocidade máxima, com seus 43 cv e potência máxima de 32 kW.
Na prática, o 1602 Elektro-antrieb significou um avanço considerável para a marca e para seu tempo, o que com certeza fez com que a BMW se adiantasse aos planos que hoje são concretos e vistos nas ruas, com as formas de i3, i4 ou iX SUV. Agora resta aguardar para saber o que a marca está preparando para os futuros novos tempos com seus carros elétricos.