As bicicletas elétricas — também chamadas de e-bikes —, estão se consolidando como um símbolo da eletromobilidade nas grandes cidades. Especialmente quando utilizadas como alternativas a carros ou motos a gasolina, essa mostra-se uma solução mais sustentável de locomoção.
Em relação à bicicleta tradicional, há o benefício extra de se ter mais velocidade nos trajetos. As e-bikes usam baterias recarregáveis que podem viajar até 25 a 45 km / h, muito mais rápido do que boa parte das pessoas pedalaria.
Assim, as bicicletas elétricas oferecem um meio de transporte de baixo custo de manutenção, eficiente em termos de energia e livre de emissões poluentes, o que também traz benefícios físicos e para a saúde.
Mas as vantagens das bicicletas elétricas são ainda mais amplas. Continue a leitura para descobrir mais sobre os diversos motivos para considerar utilizar a e-bike.
Como funciona uma bicicleta elétrica?
A bicicleta elétrica é composta por várias partes, incluindo sistema de ciclismo (parte da bicicleta tradicional), bateria, controlador (envia energia ao motor) e motor elétrico e sensor de pedalada.
O seu motor é alimentado com energia da bateria, que é recarregada na rede elétrica, embora também possa ser utilizado um painel solar para isso. Certos motores mais modernos podem ser carregados durante a descida.
Assim, quando o sensor detecta pedalada, dá partida no motor, o que auxilia em ladeiras íngremes e em mais longas distâncias. Já quando o ciclista para de pedalar ou trava, o motor para.
A seguir, saiba mais sobre algumas das principais vantagens no uso de e-bikes:
1. Mais sustentabilidade
A e-bike não faz emissões prejudiciais para a atmosfera porque funciona com eletricidade, em vez de combustível líquido. Assim, ela contribui para a melhora da qualidade do ar e é uma alternativa mais sustentável do que os veículos a combustão.
2. Exercício com menos impacto
Se você pensava que as bicicletas elétricas se moviam sozinhas, saiba que isso não está correto. Essencialmente, o motor funciona quando você pedala. Por isso, essas bicicletas são chamadas de bicicletas elétricas assistidas por pedal.
Entretanto, essa assistência do pedal dá mais impulso ao pedalar sob menor esforço. Isso ajuda a reduzir os impactos da atividade especialmente nos joelhos.
Em subidas, inclinações e terrenos acidentados, esse é um excelente recurso para reduzir o estresse nas articulações.
3. Mobilidade mais inclusiva
As e-bikes permitem que pessoas idosas e com determinadas deficiências também tenham uma boa alternativa de locomoção.
Com a sua tecnologia de impulsão específica, que ajuda a dar impulso e a evitar impacto, pessoas de todas as faixas etárias e variadas condições físicas podem aprimorar a sua liberdade de ir e vir usando bicicletas elétricas.
4. Rapidez e flexibilidade nos deslocamentos
Com formas alternativas de se locomover até o seu destino, seu trajeto pode ser mais rápido com a bicicleta elétrica do que com um carro preso no trânsito congestionado. Ainda, em relação às bicicletas convencionais, ganha-se também em velocidade.
A tecnologia do equipamento oferece a potência extra de que se precisa para cobrir quilômetros de distância com pouco esforço, reduzindo o tempo de deslocamento diário.