Apple estuda lançar carro autônomo em 2025

A Apple está intensificando seus planos para entrar no mercado de automóveis e pretende lançar um veículo elétrico autônomo em 2025. É o que tem sido noticiado, especialmente a partir de um relatório da Bloomberg.

Há tempos há rumores de que a empresa estaria interessada nesse setor. Agora, o projeto foi colocado sob a liderança de Kevin Lynch, que esteve à frente do desenvolvimento do Apple Watch.

Com isso, acredita-se que a Apple vá lançar não apenas o seu primeiro veículo, como que esse será elétrico e 100% autônomo. A seguir, descubra mais sobre como pode ser esse projeto.

Apple e o interesse pelo mercado de elétricos

A demanda por veículos elétricos tem aumentado consideravelmente, criando um mercado de interesse para muitas marcas. Além disso, essa ascensão também impulsiona o valor de mercado de empresas que atuam no setor, como a Tesla.

Fatores como esses, possivelmente, levaram ao interesse da fabricante do iPhone no segmento de veículos elétricos. De fato, após a divulgação do referido relatório, as ações da Apple subiram batendo um novo recorde. 

Como surgiu o projeto da Apple?

A Apple tem sido uma das marcas de maior sucesso na indústria de tecnologia por quase meio século. A empresa, que se concentra principalmente em produtos de consumo — como iPhone e iPad —, parece ter demonstrado também planos para lançar um carro totalmente autônomo e autônomo até 2025.

Em 2014, houve a notícia de que a Apple já estava planejando entrar no mercado automotivo, por meio do chamado “Projeto Titã”.

Desde 2016, havia rumores de que este plano poderia ter sido arquivado. No entanto, em 2020, a Apple obteve uma licença de teste de carro autônomo que colocou o assunto em pauta novamente.

E agora, com a mudança de comando do projeto, acredita-se que o desenvolvimento do produto automotivo esteja em curso.

Como poderá ser o carro autônomo da Apple?

Conforme as informações divulgadas, o carro autônomo da Apple não teria volante e pedais, com seu interior projetado em torno da direção totalmente automática.

Também foi divulgado no relatório que o veículo poderia ter bancos em forma de U, para que os passageiros fiquem de frente uns para os outros — como em uma limusine. 

Ainda, espera-se que o carro conte uma tecnologia de IA bastante sofisticada e que apresente um sistema de infoentretenimento disposto no centro do veículo e integrado aos serviços da Apple.

Para continuar se atualizando sobre essa novidade, siga acompanhando nosso blog!