O comércio de veículos elétricos segue em constante crescente nos últimos anos. Em 2021, as vendas dobraram em relação a 2020, alcançando o recorde de 6,6 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo. Os números de 2021 representam 10% das vendas globais de carros. Um estudo da consultora AlixPartners estima que a participação dos elétricos nas vendas pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035.
Elétricos no Brasil
No Brasil, as vendas ainda são bem mais modestas do que nos principais centros, como Europa e Estados Unidos, porém os números também estão crescendo. No primeiro semestre de 2022, foram emplacados 3.395 veículos elétricos no País, em aumento de 19% em relação às vendas totais de 2021.
Alguns dados ajudam a explicar o aumento das vendas de elétricos no Brasil. Há crescimento expressivo de investimentos nas infraestruturas pública e semipública para veículos elétricos e já existem 2 mil pontos de recarga (eletropostos) nas principais cidades e rodovias do País. Esse número deve chegar a 3 mil no fim de 2022 e a 10 mil nos próximos três anos. A maioria desses eletropostos é encontrada no aplicativo da Tupinambá, que pode ser baixado gratuitamente.
Segundo o Corporate Affairs da Tupinambá, um estudo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, até 2035, dois terços dos veículos vendidos no País serão eletrificados, caso as empresas por aqui sigam as tendências internacionais.
O mercado deve continuar crescendo à medida que aumentem as ofertas de veículos e caiam os preços. Com isso, ficarão claras para os consumidores as vantagens financeiras de ter um carro elétrico. Na questão do consumo de combustível, o custo do quilômetro rodado em um carro elétrico pode ser mais de seis vezes menor do que em um veículo a gasolina.
Assim, a tendência é de que a venda de carros elétricos continue evoluindo no Brasil e no mundo e que o segmento siga se desenvolvendo no País.