Após uma queda nas vendas em 2019 e o impacto da pandemia no início de 2020, o mercado de veículos elétricos na China está se recuperando fortemente.
Entre os fatores que impulsionam essa aceleração nas vendas, está a combinação de modelos mais atraentes e de custo competitivo. Além do mais, novas diretrizes governamentais deram um apoio significativo para a eletrificação da indústria automobilística da China. Continue a leitura para saber mais.
Metas chinesas a favor do futuro elétrico
No final de 2020, o presidente Xi Jinping prometeu reduzir as emissões de dióxido de carbono da China para quase zero até 2060. Transporte de baixas emissões, incluindo veículos elétricos, será uma das indústrias estratégicas que ajudará o país a atingir seus objetivos climáticos.
Outra meta que tem estimulado os avanços no país asiático é a de, em 2035, os elétricos respondam por 50% de todas as vendas de carros novos.
Fatores que impulsionaram o crescimento chinês neste mercado
Recentemente a Xpeng, uma fabricante de automóveis iniciante na China, começou a exportar veículos para a Europa, realizando um sonho de longa data da indústria automobilística chinesa.
Ao oferecer fundos e proteção para indústrias nascentes de alta tecnologia, incluindo as de carros elétricos, o país asiático impulsionou o setor.
Os veículos elétricos foram um dos principais alvos da iniciativa Made in China 2025, lançada em 2015. O estado fez investimentos diretos em fabricantes desses veículos, concedeu-lhes subsídios para reduzir preços, investiu em pesquisa e desenvolvimento e em infraestrutura de carregamento e ofereceu benefícios para motoristas.
As montadoras estrangeiras também se beneficiaram com a iniciativa – desde que construam carros na China, criando empregos no país e permitindo que os fornecedores locais aprendam a tecnologia mais recente. A Tesla, por exemplo, recebeu diversos incentivos, facilidade nas regulamentações e teve suas licenças de fabricação aceleradas na China.
Ainda é cedo para os veículos inteiramente fabricados na China assumirem a liderança do mercado. Questões geopolíticas também podem impactar nesse tipo de avanço, no entanto, há muitos indicadores de que esse será um grande player para construir um futuro mais elétrico.
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