A Ferrari tem uma das maiores e melhores famas da indústria automobilística, e não é à toa: a marca fundada por Enzo Ferrari se consagrou como a mais premiada da Fórmula 1, e, para as ruas, sempre desenvolveu superesportivos de altíssimo desempenho, além de ter a produção de boa parte de seus modelos feita à mão, ou seja, a exclusividade faz parte de cada etapa da marca italiana. Mas nem isso foi o suficiente para o SP48 Unica, desenvolvido com a participação de um cliente e fã da marca.
Com 62 kgfm de torque, o carro V8 produz 710 cv de potência, e tem a curiosa velocidade máxima de “apenas” 211 km/h. Mas as razões disso acontecer são claras: não se trata de um carro feito com o sangue italiano da marca de Enzo, e sim um retoque no modelo já existente, cuja força está no design exclusivo, o que fez com que seu apelido nascesse: Boss Confident, ou confidente do chefe, em português claro.
Chegou a hora da cavalaria italiana
Como boa parte da carroceria conta com fibra de carbono, o peso foi quase todo modificado, o que apresenta muito mais fluidez aos movimentos deste SP48 Unica. O resultado é uma relação muito mais dinâmica com o carro e seu motor elétrico, mas que, no fundo no fundo, está apenas apresentando ao mundo o que a Ferrari tem a dizer sobre a eletrificação.
Quando um mundo no qual uma marca como a Ferrari está apostando em modelos elétricos, é porque a indústria automobilística de fato mudou. Seja em prol de uma sociedade mais limpa, ou de iniciativas firmes que protejam o meio ambiente, a verdade é que ter uma Ferrari elétrica é um presente para qualquer fã de carros esportivos, e tê-la em época de mudanças climáticas representa a curiosa dualidade de curtir um carro esportivo e contribuir para a descarbonização do meio ambiente.