O mercado de veículos elétricos está mudando seu panorama. Isso significa que as montadoras estão investindo pesado nas evoluções tecnológicas que surgem a cada dia, sempre em busca de soluções para equilibrar o jogo com o meio ambiente. Desta forma, acompanhar os investimentos feitos pode ser muito interessante, pois o mercado tem respondido rapidamente às adesões por parte do público.
Em consequência, a concorrência tem aumentado, o que torna a busca por investimentos ainda maiores. Isso denota que o meio ambiente se tornou pauta fixa e importante para a indústria automobilística, pois, apesar de haver estudos e desenvolvimento tecnológico há décadas, nunca foi tão grande. Há grandes investimentos em veículos elétricos em todo o mundo, e compreender onde estão os maiores é fundamental.
As marcas estão promovendo melhorias cada vez maiores
As grandes montadoras estão apostando muito no desenvolvimento de soluções que vão além das saídas óbvias, como os carros híbridos, que ainda dependem do combustível fóssil para serem mantidos. Veja, então, os 3 maiores investimentos em veículos elétricos em todo o mundo.
1. Desenvolvimento de baterias de íons de lítio
As baterias de íons de lítio são a principal fonte de energia para os veículos elétricos, eletrificados e demais variações que partam do princípio da energia limpa associada aos modelos disponíveis no mercado. Atualmente, há indícios de que a fabricação deverá aumentar cerca de dez vezes até 2035, o que faz com que a atual utilização já soe ultrapassada.
2. Os primeiros autônomos começam a chegar
Os carros autônomos, ou seja, aqueles que não dependem de um motorista para transitarem para cima e para baixo, estão em pleno desenvolvimento, e as respostas encontradas vão além das óbvias Tesla e BYD: Jaguar, Ford, Volkswagen e Volvo, entre outras, estão de olho nessa fatia do mercado, e a estimativa é que os autônomos já demandem pelo menos US$30 bilhões.
3. As apostas são altas para o futuro do futuro
Em 2023, serão investidos US$250 bilhões por todas as marcas que já têm planos para serem colocados em prática. De fábricas gigantescas, como é o caso da Tesla, da Volkswagen e da Volvo, às adaptações promovidas por Toyota, Hyundai, Ford e GM. Cada etapa tem sido essencial para o desenvolvimento de novas soluções.
Além do aprimoramento das baterias, dos carros autônomos e da infraestrutura em países como o Brasil, com grande potencial, há diversos estudos de mobilidade elétrica já colocados em prática. Isso afirma que o olhar da indústria precisará se adequar às necessidades do público muito antes do esperado.